sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

IMPRESSIONANTE ÁUDIO COM AS TRANSMISSÕES DO VOO KFS-66 (OS EFEITOS DA HIPOXIA)


ÁUDIO DAS TRANSMISSÕES DO VOO KFS-66  DE 26 DE JULHO DE 2008 PERIGOSOS SINTOMAS DA HIPOXIA 

Uma aeronave da empresa Kalitta Flying Service um Learjet 25, efetuando o voo KFS-66 de Manassas, Virginia-EUA para o aeroporto de Detroit Willow Run, também conhecido como Ypsilanti Airport, Michigan- EUA, estava em rota aproximadamente no FL320 quando efetuou contato com o controlador de tráfego aéreo Jay McCombs de Cleveland. O controlador percebeu que o microfone do KFS-66 estava continuamente aberto. Com vários alarmes sonoros soando ao fundo, a  tripulação declarou emergência com uma pronúncia  lenta e palavras embaralhadas, afirmando de que estava incapaz de manter altitude, velocidade e heading.  
Enquanto o controlador Jay McCombs  tentava entender o que estava acontecendo com a ajuda de um segundo piloto que estava em outra aeronave, sua colega Stephanie Bevins começou a ouvir a mesma frequência e identificou que a tripulação sofria de severa hipóxia. A aeronave desceu para 11000 ft, onde a tripulação do Learjet se recuperou e voltou a responder normalmente, confirmando assim que realmente se tratava de um caso extremo de hipóxia.

A aeronave continuou o voo para o aeroporto de Detroit Willow Run, onde a aeronave pousou com segurança.

A National Air Traffic Controllers Association NATCA premiou os controladores Jay McCombs e Sephanie Bevins, relatórios apontaram que o first officer movia o braço de forma  inconsciente e violenta, pressionando os controles e consequentemente desengatando o autopilot, por esse motivo o comandante teve que voar a aeronave manualmente enquanto também sofria dos sintomas da severa hipóxia. Diante das circunstâncias, o evento envolvendo o incidente foi escolhido como fonte de ensino auxiliar no Instituto de Medicina Aeroespacial Civil, em Oklahoma City. 
André Phelipe Lima
Equipe Segurança da Aviação Civil
Fonte: avherald.com

Sem comentários:

Enviar um comentário