terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Lights, Camera, Action

ARTIGO DA PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA FAA SAFETY BRIEFING ABORDA O USO DE CÂMERA NAS AERONAVES







  Em publicação da revista eletrônica FAA Safety Briefing, da FAA, entre vários artigos interessantes que foram publicados, encontra-se um chamado “Lights,Camera, Action”, dicas para fazer gravações do seu voo com segurança.
  Bom, é muito importante essa preocupação da FAA quanto ao uso das câmeras, já que se torna cada vez mais popular. E este artigo de certa forma responde algumas dúvidas em relação ao assunto (segundo o regulamento norte americano).
  O artigo da revista eletrônica cita no regulamento norte americano o 14 CFR seção 21.93 que permite que seja feita pequena modificação na aeronave, definida como “que não tenha efeito significativo no peso, balanceamento, força estrutural, confiança, características operacionais ou outras características que afetem a aeronavegabilidade da aeronave”, uma pequena alteração nesse caso poderá ser aprovada por uma simples entrada na logbook ou por uma STC (Suplemental Type Certificate).
  A forma de aprovação do uso está diretamente ligada ao método de instalação das câmeras, caso seja portátil e suficientemente leve para não causar impacto no peso da aeronave, não esteja posicionada de forma que afete os controles e a aeronavegabilidade, a FAA não será envolvida. O artigo aponta o exemplo do suporte do manche para Ipad que não tem  efeito considerável sobre os controles da aeronave e não afeta a aeronavegabilidade.
  Quanto ao método de fixação também é extremamente importante, deverá ser instalada e fixada utilizando um método aceitável para a FAA, de forma que não tenha efeitos significativos sobre o movimento da aeronave e que não  utilize métodos de fixação tais como: parafusos, porcas,ferramentas e etc; que não se conecte ao sistema elétrico ou de navegação. Métodos de fixação tais como cola, ventosas ou fitas adesivas geralmente não são aceitos, pois podem se desprender e causar danos na aeronave, em pessoas no solo ou no interior da aeronave.         
  O artigo finaliza lembrando a atenção e prioridade que se deve dar ao voo, e não ao “Estilo Hollywoodiano de Luzes, câmeras, ação”. Não importa o quanto você queira tirar uma foto ou fazer um vídeo, a segurança exige que você não subestime sua responsabilidade de PIC e dedique sua atenção para manter um voo seguro e elevado grau de concentração.


VOE COM SEGURANÇA!

André Phelipe Lima
Equipe Segurança da Aviação Civil
Fonte: Artigo Lights,Camera, Action
             FAA Safety Briefing Jan/Feb

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