domingo, 9 de fevereiro de 2014

IMPORTANTES LIÇÕES DO NTSB PARA A AVIAÇÃO GERAL.


Simultaneamente com o Safety Alert “Armed for safety: Emergency Locator Transimtters (SA-030)” foram publicados pelo NTSB no final de dezembro de 2013 outros 4 voltados para aviação geral. Este é apenas um resumo de cada um deles para que possamos incorporar medidas que garantam uma aviação mais segura.
É de grande importância que pilotos, proprietários de aeronaves e mecânicos leiam com muita atenção estes alertas voltados para a aviação geral e possam incorporar novas práticas no dia a dia,  são eles:


Este é apenas um resumo, e cabe ressaltar que a leitura do Safety Alert original assim como os acidentes relacionados é de extrema importância. 



All Secure, All Clear (SA-026)
Be vigilant regarding accountability and security of items


O PROBLEMA
Itens esquecidos e soltos de forma insegura no interior das aeronaves podem causar acidentes ou incidentes conforme se movem durante o voo. Estes itens incluem: ferramentas utilizadas na aeronave antes do voo, GPS, pranchetas, antenas, dispositivos eletrônicos portáteis, casacos, bagagem de mão e etc.


ACIDENTES RELACIONADOS
O NTSB relata que investigou inúmeros acidentes envolvendo itens esquecidos ou inseguros no interior das aeronaves, relata alguns acidentes que poderiam ser evitados se fossem tomados os devidos cuidados,


O QUE OS PILOTOS PODEM FAZER?
  • Inspecionar a aeronave em busca de ferramentas deixadas indevidamente no seu interior antes da decolagem. 
  • Lembre-se que mesmo pilotos e técnicos de manutenção experientes podem cometer falhas. Caso a aeronave tenha passado por manutenção recentemente, este item é ainda mais importante.
  • Faça um inventário dos itens do cockpit antes da decolagem, incluindo quantidade de equipamentos eletrônicos portáteis, GPS e antenas a bordo da aeronave com a finalidade de garantir que eles estarão seguros durante todo o voo.
  • Incorpore estes checks ao seu check pre-voo.
  • Alerte os passageiros durante o briefing para que todos saibam a importância de manter aparelhos eletrônicos portáteis e outros itens pessoais de forma segura no interior da aeronave. 


Check Your Restraints (SA-027)
Carefully follow restraint system maintenance and
replacement guidance to prevent death and injuries


O PROBLEMA
O sistema de retenção sofre degradação com o passar do tempo, exposição aos raios UV e repetitivo uso. Embora o sistema de retenção seja inspecionado anualmente, a degradação da sua capacidade pode ser de difícil identificação  para o proprietário da aeronave e do pessoal da manutenção.
Algumas aeronaves só são equipadas com cintos abdominais e não possuem cintos de ombro, o cinto de ombro é fundamental para impedir que os ocupantes da aeronave não sofram um maior impacto durante um acidente.


ACIDENTES RELACIONADOS
O NTSB investigou muitos acidentes em que o sistema de retenção não teve eficácia devido à degradação do mesmo, ou acidentes em que o cinto de ombro não estava instalado na aeronave.
Em muitos casos os ocupantes sofreram sérios ferimentos e em alguns casos ferimentos fatais quando o sistema de retenção falhou ou não foi usado.
Estudos do NSTB e outros, comprovaram uma diminuição do número de lesões e maior taxa de sobrevivência quando os cintos de ombro são instalados e utilizados.
O safety alert ainda relata 3 acidentes em que a falha ou o não uso do sistema de retenção reduziu drasticamente as chances de sobrevivência.


O QUE PILOTOS E DONOS DE AERONAVE PODEM FAZER?
  • Saber o histórico do sistema de retenção da sua aeronave.
  • Ter o sistema de retenção examinado para garantir que esteja funcionando corretamente.
  • Substituir os cintos caso seja necessário.


O QUE TÉCNICOS DE MANUTENÇÃO PODEM FAZER?
  • Identificar os sinais, cortes, bordas desgastadas ou danificadas, costuras danificadas , fios partidos e/ou qualquer desgaste excessivo – apontando assim que o sistema de retenção não atende aos padrões desejáveis.
  •  Informar aos proprietários das opções disponíveis para substituir os sistemas de retenção em suas aeronaves.
  • Incentivar os proprietários de aeronaves que não sejam equipadas com cintos de ombro para instalá-los.
  •  Saiba que as aeronaves utilizadas para operações agrícolas sofrem tensões adicionais e fatores ambientais que podem resultar em um maior desgaste  ao longo do tempo.


Proper Use of Fiber or Nylon Self-Locking Nuts (SA-028)
Inspecting nuts for age and condition and properly 
installing nuts is critical to ensuring tight connections


O PROBLEMA 
Alguns pilotos e equipes de manutenção não estão inspecionando ou instalando corretamente porcas auto travantes com anéis de nylon ou fibra, que fornecem conexões mais firmes e seguras e que não soltam sob vibração.
Mas a capacidade de fornecer conexões firmes e seguras, mesmo usando porcas auto travantes com anéis de nylon ou fibra, degrada com o uso.




                                           Porca auto travante de nylon               Porca auto travante de nylon degradada 




ACIDENTES RELACIONADOS

O Alerta aponta que infelizmente cada novo acidente tem notáveis semelhanças com os anteriores. Indicando assim que as lições de tais tragédias não foram aprendidas por pilotos e mecânicos, o poderia ajudá-los a evitar a cometer os mesmos erros.
O Alerta continua relatando 5 acidentes relacionados que poderiam ter sido evitados caso fossem tomadas as devidas ações preventivas.


O QUE PILOTOS E TÉCNICOS DE MANUTENÇÃO PODEM FAZER?


  • Cumprir com as instruções no manual de manutenção aplicáveis da aeronave ou da Federal Aviation Administration Advisory Circular 43.13-1B, chapter 7, section 4 se não há nenhuma informação sobre a reutilização da porca no manual.
  • Confirme se o equipamento especificado está instalado corretamente.
  • Certifique-se de que a força adequada é necessária para girar a porca no parafuso. 
  • Esteja ciente de que a ligação e a montagem podem produzir uma falsa indicação de eficácia da porca.
  • Jogue fora uma porca que possa ser girada à mão.



Engine Power Loss Due to Carburetor Icing  (SA-029)
Recognizing weather conditions and applying simple procedures can prevent avoidable accidents


O PROBLEMA
De acordo com os dados de acidentes do NTSB de 2000 até 2011, gelo no carburador foi a causa ou fator contribuinte em 250 acidentes. Dados do NTSB apontam que na aviação geral norte americana em média 2 pessoas morrem por ano em que situações em que gelo no carburador causou ou contribuiu diretamente para o acidente.
As evidências destes acidentes mostram que alguns pilotos:

  • Não reconheceram condições meteorológicas favoráveis à formação de gelo no carburador e ERRONEAMENTE ACREDITAM QUE SITUAÇÕES DE GELO NO CARBURADOR OCORRE SOMENTE EM TEPERATURAS BAIXAS OU TEMPO ÚMIDO.
  • Não usam o carburator heat de acordo com os procedimentos aprovados e corretos para prevenir a formação de gelo.   
  • Não reconhecem com rapidez situações de gelo no carburador e não agem de acordo.
O Alerta continua e relata dois acidentes envolvendo situações de formação de gelo que poderiam ter sido evitados caso fosse usado o carburator heat.


O QUE OS PILOTOS PODEM FAZER?
  • Checar a temperatura, o ponto de orvalho para o seu voo e identificar se existem condições favoráveis à formação de gelo no carburador.
  • Lembre-se que gelo no carburador pode o ocorrer em temperaturas de 90°F (32.2°C) ou em umidade relativa do ar abaixo de 35%.
  • Consulte o manual de voo da aeronave aprovado ou manual operacional para garantir que você está  usando o carburator heat de acordo com os procedimentos aprovados e realizando corretamente as seguintes ações:
  1. Check se o carburator heat está funcionando antes do voo
  2. Use o carburator heat para prevenir a formção de gelo quando operar em condições em que a formação de gelo seja provável.
  3. Considere a instalação de um indicador de temperatura do carburador.
  4. Lembre-se que motores que utilizam gasolina automotiva estão mais suscetíveis à formação de gelo no carburador do que os que utilizam avgas.


VOE COM SEGURANÇA!

André Phelipe Lima
Equipe Segurança da Aviação Civil

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